O Exorcista de Westworld

Hoje trago-vos sugestões de duas ótimas séries de televisão recentes que não podem perder: O Exorcista e Westworld.

Ambas remakes de filmes (e livros) anteriores surgiram no outono de 2016 com grande entusiasmo e com um tema subjacente de Halloween apropriado para a época.

O Exorcista conta a história de dois padres, com passados muito diferentes que juntam forças quando uma jovem da paróquia é possuída. Apesar de já termos ouvido este plot imensas vezes, a série oferece algo de novo, incluindo pequenos apontamentos humorísticos e personagens interessantes que cai mais no plano de thriller que terror.

 

Em segundo lugar, e porque tenho mais para dizer, vem a nova série Westworld, também baseada no filme de 1973 e livro com o mesmo nome.

westworld

Um grande realizador, uma ótima história e bons atores parece ser a receita de sucesso para fazer uma obra prima. A história é complexa mas fácil de compreender assim que nos deixamos envolver no mundo de Westworld. A premissa assenta na história de uma companhia que desenvolve uma espécie de parque de diversões para adultos. O parque oferece um novo mundo inspirado, nos westerns, povoado de robots no qual os visitantes podem manifestar todas as suas fantasias e desejos que rapidamente, e retratando a condição humana, se tornam violentas e sexualmente orientadas. No entanto tudo muda quando um dos anfitriões de inteligência artificial começa a questionar a sua própria existência. Muito mais que uma série sobre robots e inteligência emocional, é uma série sobre a própria consciência humana. Bastante rica nas questões fundamentais da filosofia, Westworld indaga sobre as raízes da humanidade. O fato de a curiosidade e questionamento da inteligência emocional ser acionada por uma frase do Romeu e Julieta é maravilhoso para mim. A série está repleta de referências literárias sugerindo que talvez a arte e a literatura contribuam para a elevação da consciência e inteligência humana (o Fernando Pessoa ia gostar desta série).

westworld3

O que nos torna humanos? O que nos faz avançar? A curiosidade e as emoções, inclusive as que nos tornam violentos e primitivos.

É provavelmente uma das melhores séries (e filmes) que já vi e não se assustem com o trailer confuso. Atualmente podem seguir a série no TV Series.

Anúncios

2 thoughts on “O Exorcista de Westworld

  1. Eu vi os dois primeiros episódios de Westworld mais pelo hype todo de que ia ser o novo grande sucesso da HBO do que propriamente pelo interesse com que fiquei após ver o trailer. Achei os dois episódios relativamente interessantes mas muito lentos. Esta semana obriguei-me a ver o terceiro mas não acabei porque estava tão aborrecida a ver aquilo xD Talvez venha a dar-lhe uma segunda oportunidade quando a temporada acabar e com base naquilo que ler no Imdb e assim acerca da temporada. Quanto ao Exorcista, estou a gostar muito! É pena é que, pelo que tenho lido, as audiências não estão a ser grande coisa e se calhar não vai ser renovada :/ É pena porque realmente está a ser uma séria muito bem conseguida.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s